Você tem alguns rituais matinais? Já percebeu a diferença de quando simplesmente responde aos estímulos externos aleatoriamente para quando intenciona preparar a base de um bom dia? Vamos entender a importância do que você faz quando acorda?
A importância da manhã
Estes dias nos quais nossa rotina mudou quase completamente para a maioria de nós, é muito fácil se atrapalhar nas atividades do dia. Já aconteceu com vocês de perder a noção do tempo, ir pulando de tarefa em tarefa sem muita ordem, ter que pular ou até esquecer de alguma refeição?
Se queremos aproveitar bem o dia, agora, mais do que nunca, é fundamental criarmos rituais matinais. Estabelecer esse comprometimento pela manhã é fazer uma boa fundação para a construção do seu dia. Ao firmar essa base, você carimba essa intenção no seu sistema nervoso e recebe os efeitos durante todo o restante do dia.
Sabemos que em alguns dias é mais desafiador, como quando acordamos muito agitados porque tivemos uma noite de sono difícil. Se seguirmos na inércia da noite conturbada, a tendência é reeditar essa agitação. Sabe quando você pega o celular e fica mexendo nele ainda na cama, lendo notícias e mensagens, e acaba sendo hipnotizada/o pelo no Instagram? Já passou por isso? Se não prestarmos atenção, podemos perder o dia indo de estímulo em estímulo externo, sem perceber nosso sentir e no que estamos colocando o foco da nossa energia e tempo.
Como estabelecer bons rituais matinais?
Se você quer evitar desperdiçar a sua energia, a melhor forma é escolher bons rituais matinais. Você pode escolher fazer aquilo que já sabe que te traz calma, que te conecta com o seu sentir, com a sua presença, e também experimentar alguns rituais para o bem-estar que têm sido estudados e praticados por tradições milenares, como a Yoga.
Rituais milenares da Yoga
A yoga tem alguns rituais milenares que trazem bem estar, clareza mental e conexão com você mesma/o. Alguns bons exemplos são: a prática de asanas (as posturas, bastante conhecidas no ocidente), a prática de pranayamas, meditação e as práticas de higiene pessoal, como a limpeza do nariz (Jala Neti), da língua, etc.
Dicas de rituais matinais: Pranayamas
Você pode começar o dia com uma prática de pranayamas, os exercícios respiratórios. Ao acordar, sente-se em sua cama com a coluna ereta e simplesmente preste atenção na sua respiração. Simplesmente deixe-a a fluir e concentre toda sua atenção nela.
Se quiser experimentar uma respiração mais profunda, você pode praticar um exercício simples de 4 tempos. Faça assim: respirando sempre pelo nariz, conte 4 tempos na inspiração, segure seu pulmão cheio de ar por mais 4 tempos, expire o ar em 4 tempos, e depois deixe o pulmão vazio por mais 4 tempos. Ao fazer estes exercícios, verifique se seu corpo está relaxado. Se tiver alguma tensão, solte o ar sentindo como a sua respiração ajuda a expandir e relaxar o lugar tensionado.
Esse ritmo de respiração também é chamado de “quadrado”, pois tem uma duração igual em cada uma das quatro fases. Essa respiração cria uma estabilidade em todo seu sistema endócrino, emocional e energético. Envia sinais de estabilidade para todo seu sistema nervoso. É como se seu cérebro estivesse dizendo para todo seu ser: “Acordamos calmos, está tudo ok e podemos continuar tranquilos”.
Essa prática de pranayanas te deixará pronta/o para um dia cheio de presença e disposição! Você também pode praticar antes de dormir ou em qualquer momento do dia no qual você se sinta com falta de foco ou presença.
Dicas de rituais matinais: Jala Neti
O Jala Neti é uma técnica milenar de limpeza das nossas fossas nasais. Nas paredes internas das narinas, assim como no tecido das cavidades nasais ficam guardadas muitas impurezas que estão no ar. Isso é normal. Os cabelinhos que temos seguram essas impurezas, pois funcionam como filtros para nossos pulmões.
Então, se a gente escova os dentes todos os dias, limpamos as orelhas, por que não limpamos também o nosso nariz? A limpeza do nariz também pode fazer parte dos nossos rituais matinais, como escovar os dentes e raspar a língua (essa merece até um outro texto aprofundado).
O Jala Neti é muito simples. Você pode comprar uma Lota, que é um potinho com formato que facilita o procedimento e é mais seguro, ou tentar com uma seringa. Você vai colocar um pouco de água filtrada morna no potinho. Se quiser, pode adicionar uma pitada de sal marinho. Então você coloca o bico dele dentro do seu nariz. Vira a cabeça para o lado e deixa a boca aberta para não fazer vácuo. Despeja a água na narina e deixa fluir o líquido para ele sair pela outra narina. Depois troca e começa pela outra narina. Após acabar, pode soprar suavemente seu nariz (sem tampar as narinas) e tirar o excesso de muco.
Uma dica importante é medir a temperatura da água no seu antebraço, para garantir que não esteja quente demais. Lembre-se que a pele interna do nariz é muito mais sensível que a pele da mão.
Esses rituais matinais são ótimos para você voltar a sua atenção e energia para si e estabelecer uma boa base para um ter um dia espetacular!
Gostou de conhecer melhor alguns rituais milenares da Yoga? Acompanhe outras dicas da equipe de Yoga Inkiri pelo instagram @yogainkiri
Você também pode praticar Yoga com a gente e ter um acompanhamento personalizado nas novas turmas online! Acesse AQUI para mais informações!
Namastê!