A vida em comunidade é um dos pilares Inkiri e os programas de imersão têm sido, nos últimos tempos, uma das portas de entrada mais procuradas para quem quer viver essa experiência. Mas qual programa escolher? Não se preocupe! Neste texto, vamos ver as principais semelhanças e diferenças entre os três programas que começam em janeiro: a Universidade Inkiri, Escola de Serviço Inkiri e Alfabetização Ecológica.
UNIVERSIDADE INKIRI – um programa de jovens para jovens
Foi há cerca de três anos que surgiu o projeto da Uni, como é carinhosamente chamada a Universidade Viva Inkiri. Rita, uma jovem que vivia em Piracanga e tinha na época 19 anos, e Aline, de 20, uniram seus sonhos e decidiram apresentar o projeto para Angelina Ataíde, líder da Comunidade Inkiri. “Elas apresentaram o sonho prontinho para ser materializado”, lembra Angelina.
“É um trabalho de empoderamento para a vida adulta. Um tempo para esquecerem de tudo e focarem somente neles, para descobrirem o que realmente gostam, o que causa entusiasmo e como usar isso na vida”, esclarece Soraya Loomans, 21 anos, hoje guardiã da Uni.
Os jovens passam os meses de Uni em um espaço chamado Aldeia Universitária, onde estão os alojamentos, uma oca, a cozinha comunitária e até uma marcenaria. Os participantes dividem o tempo entre partilhas, vivências e dinâmicas voltadas para o autoconhecimento, além da prática do seva (serviço desinteressado),
Hoje, a Universidade Viva apresenta um programa dividido em módulos, que podem durar dois ou três meses dependendo do período do ano. Apesar de ser possível fazer apenas um módulo, a recomendação é que o jovem faça dois módulos seguidos, o que permite um período de vivência nos projetos no primeiro módulo, seguido do empoderamento para criar o seu próprio projeto em Piracanga no segundo, fechando um ciclo completo.
ESCOLA DE SERVIÇO INKIRI – o serviço como chave para despertar valores
Outra opção de imersão em Piracanga é a Escola de Serviço, um projeto de dois meses de duração com possibilidades de servir e viver o dia a dia em comunidade, assim como a Uni. A diferença é o foco total no seva, dedicação que permite se descobrir, autoconhecer, transformar-se e percorrer também um caminho espiritual.
“Piracanga e a Escola de Serviço nos trazem muitos processos internos. Em algumas pessoas, são mais intensos e, em outras, mais leves. Tanto a parte de servir nos projetos como durante as vivências, evoluímos muito, é tudo muito mágico”, conta Mariana Orlandini, uma das participantes da turma de maio de 2016. “Poder mergulhar no mar todos os dias antes de servir e fazer isso pisando na terra faz com que o dia comece de forma mais que especial.”
Cada participante pode escolher dois projetos para servir num período de até seis horas por dia e, com isso, ter a oportunidade de desenvolver cada aspecto dentro de si que seja necessário, como autorresponsabilidade, honestidade, gentileza, dedicação, beleza e serviço.
Esses valores têm sido trabalhados inspirados no movimento Awaken Love, orientado pelo mestre espiritual e líder humanitário Sri Prem Baba. Ele diz que “o seva é uma poderosa prática espiritual. A questão não é o que você está fazendo, mas como, por quê e para quem. Acordar pela manhã consciente de que está acordando para servir ilumina a alegria de viver. Se existe consciência do serviço, você transforma o ‘fazer’ em uma oração; em uma forma de manter e aumentar a chama da conexão.
No serviço, você se torna um canal do amor. O amor e a felicidade passam por você para chegar ao outro, independentemente se você está cuidando do jardim, construindo uma casa, cozinhando, cuidando de uma empresa ou de uma pessoa”.
UNI vs. ESCOLA DE SERVIÇO
EM COMUM | PROJETOS EM QUE PARTICIPANTES DE AMBOS PROGRAMAS PODEM SERVIR:
Escola da Natureza – Permacultura, Bioconstrução, Templo Laboratório, Viveiro e Coleta Seletiva, Cozinha Alquimia, Espaço Cultural, Comunicação e Espaço Açaí
DIFERENÇAS ENTRE OS PROGRAMAS
Universidade Inkiri
– As rodas de partilha com a facilitação de Angelina Ataíde são consideradas a parte mais importante do programa, durante as quais é feita uma guiança espiritual e de autoconhecimento profunda com os jovens.
– O trabalho é feito de jovens para jovens: os guardiães estão na mesma faixa etária dos participantes.
– Podem participar jovens de 18 a 28 anos.
– Inclui o Retiro de Leitura de Aura – Nível 1.
Saiba mais acessando a página do projeto.
Escola de Serviço
– Roda de conversa semanal com o guardião da escola para discorrer sobre as impressões da semana, andamentos do serviço nos projetos e da casa comunitária em que vivem os participantes, processos pessoais e estado de espírito.
– O trabalho é feito por adultos em uma turma de idades e fases da vida variadas.
– Não há limite de idade.
– Inclui o curso de Meditação das Rosas.
Saiba mais acessando a página do projeto.
FORMAÇÃO IMERSIVA EM PERMACULTURA E VIDA EM COMUNIDADE – transformando a natureza interna e externa
Piracanga tem se tornado cada vez mais uma referência de comunidade e ecovila. A Escola da Natureza é o projeto que sustenta todo o planejamento e as práticas ecológicas que estruturam Piracanga e chegou o momento de multiplicar o conhecimento desenvolvido aqui. Queremos que mais pessoas estejam prontas para agir na transformação que o Planeta pede agora. Para que esse conhecimento seja integrado, é preciso vivenciar a permacultura e a sustentabilidade na teoria e na prática, em todas as suas dimensões, num programa de imersão de 2 meses em Piracanga.
Este programa é para aqueles que já sabem que querem se aprofundar na teoria e na prática do cuidado da natureza. Nele os participantes terão a chance de conhecer em mais detalhe o trabalho da Escola da Natureza, incluindo o manejo ecológico das águas e dos solos, agricultura, agrofloresta, bioconstrução, energias renováveis e gestão de resíduos. Além de toda a parte teórica e prática desses temas, os participantes também participam de partilhas, cursos e minicursos para se aprofundarem com propósito no que estão fazendo.
A grande protagonista desse programa de imersão é a Natureza. É através dela que o trabalho acontece, tanto internamente como externamente. Além de viverem na mesma casa e compartilharem as tarefas comunitárias, os participantes também servem em diferentes áreas da Escola da Natureza durante os 2 meses, o que tende a gerar uma aproximação ainda maior, intensificando os processos.
E aí? Gostou? Está pronto para viver uma experiência de vida Piracanga?
PRÓXIMAS DATAS DOS PROGRAMAS DE IMERSÃO EM PIRACANGA – clique nas datas para saber mais
Universidade Viva Inkiri
10/01 a 10/03/2017
Escola de Serviço Inkiri
13/01 a 10/03/2017
Formação Imersiva em Permacultura e Vida em Comunidade – Escola da Natureza Inkiri (Alfabetização Ecológica)
14/01 a 04/02/2017