Sobre a importância da comunicação para o sucesso da vida em Comunidade.

comunicação

O sucesso de uma comunidade está intimamente relacionado a sua forma de comunicação. Sem uma comunicação clara e amorosa, a comunidade será rapidamente vítima dos seus conflitos secretos. Num organismo comunitário saudável, as pessoas entreajudam-se, trocam feedbacks saudáveis, criam espaços sociais de união e acolhimento e buscam curar seus traumas e recondicionar suas mentes para resgatar a confiança no ser humano.

Uma comunidade genuína é formada por pessoas que dizem o que realmente pensam e sentem, sem a ameaça da retaliação. O desenvolvimento dessa confiança precisa ser conscientemente e constantemente desenvolvido. Para isso, os indivíduos têm que estar prontos para mostrarem a sua verdade e para receberem a verdade dos outros com os seus melhores olhos. Quanto mais as pessoas se mostram e se reconhecem, maior é a empatia e desenvolvimento da confiança entre si.

Isto significa abandonar a postura de defesa e embate. É tomar o compromisso de não levar a expressão da outra para o lado pessoal. Buscar aceitar as visões diferentes de cada um e ultrapassar o trauma coletivo da guerra, da separação e da identificação com as ilusões do ego, para ir de encontro a uma identidade coletiva. 

Fazer esta mudança implica em abandonar a mentira, a culpa, o julgamento e as guerras que o eu-individualista fantasia em nossa cabeça. É praticar a vulnerabilidade sem perder de vista o todo. É lembrar do poder da palavra e fazer bom uso dela. Honrar a força comunicante do ser humano cuidando do tempo, do tom, da vibração e do sentido de cada fala. 

No mais profundo, fazer essa transição para uma comunicação mais transparente e amorosa é a base para nos libertar do medo de expressar a singularidade do nosso ser e não sofrer a dor de novas opressões. É aceitar a dimensão global das questões, conflitos e frustrações despertadas ao ouvir o outro. É dar o melhor para elevar nossa consciência e agradecer por todo material de estudo que o outro nos entrega em cada encontro. 

Assim, a construção de uma comunidade de sucesso depende da atenção dedicada para que sua comunicação interna realmente contribua para a evolução de seus indivíduos através do amor e da confiança.

Raquel Taffari