Agrofloresta e a Função Ecológica do Homem

07.09.2017 - 10.09.2017

Nosso papel ecológico pode ser definido como dispersor de sementes por esse planeta. Temos a possibilidade de deixar uma herança mais valiosa para as próximas gerações, como florestas de frutas, de medicinas, e de todos os recursos que precisamos para viver.

A proposta desse curso é a reconexão com a floresta e a natureza para a formação de agentes multiplicadores da vida. Com técnicas práticas de reflorestamento e cultivo de alimentos em pequenos espaços, noções básicas de botânica e reconhecimento de espécies nativas, identificação e preparo de PANCs (plantas alimentícias não convencionais). Esse encontro irá proporcionar um relacionamento mais íntimo com o reino vegetal que é a base de toda a vida no planeta, e assim um reencontro do homem com a sua função ecológica de multiplicação e potencialização da vida no planeta.

Teremos 4 dias de atividades entre as noções conceituais e vivências práticas nas agroflorestas de Inkiri Piracanga. Uma expressão de liberdade para a criatividade fluir no campo da agricultura de curto médio e logo prazo, e que se aplica a grande médio e curto espaço físico. Desde o simples ao mais complexo planejamento. Iremos trazer como elemento de grande importância o resgate cultural de plantas medicinais e comestíveis, vamos realizar caminhada, e coleta para estudo da espécie, potencial gastronômico e uso medicinal.

Conteúdos abordados

TIPOS  E MODELOS DE AGROFLORESTAS

  • Critérios de analise e observação de uma área – objetivo, tamanho da área, disponibilidade de sementes e mudas, escolha das espécies e consórcios
  • Como planejar um sistema agroflorestal – tempo e área de plantio

MANEJOS

  • Tipo de capina antes e durante o plantio – quais espécies ficam e quais saem
  • Podas para enriquecimento da vida do solo, abertura de luz e aumento da diversidade vegetal.

COLHEITAS

  • Destino da produção da agroflorestal;
  • Formas: in natura, poupas, doces, geleias, conservas, desidratadas, e farinhas.

PLANTAS ALIMENTÍCIAS NÃO CONVENCIONAIS (PANCS)

  • Identificação de plantas medicinais e comestíveis  da Mata Atlantica
  • O maravilhoso mundo da diversidade na mata atlântica.
  • Caminhada e coleta, abordaremos tipo de ambiente de cada planta estudada
  • Parte teórica de identificação,
  •  Formas de propagação
  • Culinária criativa com PANCS

 

Facilitadores

Jorge Ferreira é filho de agricultores e foi criado em Parati no sítio São José, onde sempre trabalhou com a terra junto de sua família, priorizando a sustentabilidade e a relação harmoniosa com a natureza. Trabalha com agrofloresta há 15 anos e com forte experiência em planejamentos, implantação e manejo agroflorestal. Jorge é um autodidata e estuda há mais de 10 anos botânica prática, taxonomia, pesquisa de plantas medicinais nativas da mata Atlântica, frutíferas, e plantas alimentícias pancs, no foco gastronômico.

Maíra Sagnori de Mattos é graduada em Ciências Biológicas na Universidade Federal do Rio de Janeiro, com atuação nas seguintes áreas: educação ambiental, agroecologia e permacultura. Possui experiência em implantação e manejos de agroecossistemas e recuperação de áreas degradadas. Antes de vir para Inkiri Piracanga, atuou em agricultura familiar, junto a cooperativas e associações de agricultores da região periurbana do Rio de Janeiro, e também em comunidade tradicional (caiçaras).
Atualmente, vive na ecovila de Piracanga, na Bahia, e trabalha na Escola da Natureza Inkiri, núcleo que desenvolve alternativas práticas em sustentabilidade e oferece cursos de permacultura e vivência em comunidade.