Construindo Comunidade

10.12.2019 - 13.12.2019

Reconectando com a memória e o potencial humano de co-criar uma cultura de mais confiança e bem estar planetário.

A história da humanidade em sua maior parte se desenvolveu em tribo, comunidades. Muito dessa estrutura que nos permitiu desenvolver como seres sociais e nos conectou como seres pertencentes a uma estrutura organizacional, territorial e familiar  maior foi se modificando, perdendo e desconstruindo ao longo do tempo e mais intensamente nos últimos séculos.

Evidências arqueológicas demonstram que o modelo social original dos seres humanos consistia em reunir- se em pequenos bandos ou clãs, com relações estreitas entre os  membros e muito próximos da Natureza.

Em tempos de massificação cultural, crescente  urbanização e a vida focada na sobrevivência e autossuficiência do individuo, fazemos as seguintes perguntas: Queremos seguir que caminho como humanidade? Quem realmente somos como seres sociais? Quem podemos ser e o que podemos juntas fazer para direcionar a jornada humana para uma cultura de paz e bem estar para todos os seres? Que ferramentas nos apoiam a co-criar a convivência e troca que potencialize a expressão de cada ser na diversidade que constitui o SER Humano? 

Na atual conjuntura planetária  é perceptível a necessidade de reinventarmos conscientemente formas de vida que sejam mais harmoniosas e cooperativas, confiantes e confiáveis, fomentando  o cultivo e a construção de redes de comunidades na direção de um futuro mais habitável e sustentável.

 

Para quem é este curso?

Se você quer conhecer mais sobre a comunidade Inkiri, trabalhar ferramentas que apoiam o aprofundamento da vida em coletivos, fortalecer as suas próprias comunidades, ou  iniciar uma comunidade intencional, este curso é para você!

Qual será o aprendizado?

Nesse curso iremos compartilhar com você de maneira mais profunda os aspectos sociais que compõem uma ecovila e princípios básicos de criação de comunidade. Será oferecido desde um panorama global da rede de ecovilas e suas principais características, ao aprofundamento na experiência e estrutura social da Comunidade Inkiri, compartilhando sua história, modelo de educação, sistema de liderança, tomada de decisão e ferramentas importantes para construção o florescimento da confiança e compaixão, qualidades fundamentais para um bom relacionamento humano e a vida em comunidade.

A vida em uma ecovila

Um dos maiores valores e principais motivos de atração das pessoas pela forma de vida das ecovilas é a possibilidade de aumentar suas oportunidades sociais, quando dentro desse contexto de comunidade intencional, os moradores desfrutam de benefícios não disponíveis ao modelo individualista, tais como:

  • um lugar mais seguro para criar seus filhos, com maior facilidade de integrar atividades profissionais com o cuidado das crianças e uma maior diversidade de adultos como referência;
  • dispor de mais tempo para a família e amigos e dedicar menos tempo a trabalhos estressantes ou deslocamento de um local a outro;
  • mais oportunidades para criar negócios caseiros;
  • minimização do consumismo,  vícios e crime;
  • maior integração entre as pessoas que têm diferentes capacidades e talentos, a possibilidade de compartilhar momentos variados  de integração em atividades, refeições e celebrações de maneira a desfrutar de uma vida mais plena e integral.

Conteúdo do curso

  • Construindo Comunidade: Valores e Acordos
  • Conhecendo os Projetos Inkiri
  • Introdução a Comunicação Não Violenta
  • Redes, Ativismo e Ações de Impacto
  • Arte e Criatividade para transformação Social
  • Organização Social Inkiri
  • Tomada de Decisão
  • Ecovilas e Comunidades Intencionais
  • Introdução ao Fórum: construindo mais verdade, transparência e confiança em coletivos.
  • História da Comunidade Inkiri
  • Educação e Pedagogia Inkiri

As atividades serão vivências e palestras relacionadas ao temas que citamos acima!

 

**Esse curso faz parte da Formação da Escola da Natureza e contempla a dimensão social proposta pelo currículo da Gaia Education!**

Facilitadoras

Os espaços educativos e vivências serão ministrados por membros da Comunidade Inkiri, Educadoras da Escola  Inkiri e Profissionais parceiras de Piracanga.

 

Janaina Lucena Riccioppo é formada em produção de eventos pela George Brown College – Toronto, Canadá e Designer em sustentabilidade desde 2015, quando completou sua certificação EDE em abril de 2015 em Terra Una. Na Comunidade Inkiri, Janaina é a guardiã do projeto Ser Inkiri e responsável pelo desenvolvimento de projetos de impacto socioambiental, trabalha com gestão de resíduos e é também facilitadora de danças circulares sagradas.

 

 

Angelina Ataíde é fundadora e conselheira da Comunidade Inkiri, terapeuta, professora de cursos de autoconhecimento, palestras e lidera grupos de empreendedores conscientes – pessoas que decidiram transformar a realidade de seus negócios para estarem alinhadas aos seus propósitos.

 

 

Karina Clark Barcellos Dias é formada em Direito pela PUC-RJ, integrante da Comunidade Inkiri, terapeuta da Escola da Leitura da Aura, co-criadora da Pedagogia Inkiri, coordenadora pedagógica da Escola Inkiri, cursando a pós-graduação “Educação Transformadora” pela PUC-RS, formada pelo Gaia Education e em Comunicação Não-Violenta (CNV), co-criadora da Pós Graduação Educação com consciência: Pedagogia Inkiri.

 

Frederico Behrends é educador, coordenador da Escola Inkiri, co-criador da pedagogia Inkiri e co-criador do curso de pós graduação Educação e Autotransformação. Foi diretor da escola Amigos do Verde em Porto Alegre por 8 anos. Tem várias formações interdisciplinares como Design de Permacultura, Dragon Dreaming, CNV, Caminho do Coração entre outros.