
Foi fundada em 1975 e possui mais de 1000 habitantes em mais de 500 hectares de território, em Piedmont, aos pés dos Alpes na Itália.
A Federação de Damanhur possui uma Constituição e Governo próprio, sistema econômico com moeda própria, tem um jornal diário, revista, estúdios de arte, Centro de Pesquisa e Prática Científica e Medicinal, uma Universidade e escolas para as crianças.
A comunidade ficou ainda mais conhecida quando os “Templos da Humanidade” foram descobertos pelas autoridades. Um extraordinário trabalho artístico de Templos Subterrâneos, construídos à mão dentro das montanhas, dedicado ao re-despertar da Divina Essência do Homem. Por muitos, considerado como a Oitava Maravilha do Mundo, os Templos da Humanidade (Hall das Águas, Hall da Terra, Hall das Esferas, Hall dos Espelhos, Hall dos Metais, Labirinto e o Templo Azul) recebem a visita mais de 25 mil pessoas a cada ano e, com suas paredes pintadas, são como um livro tridimensional que reconta a historia da humanidade com todas as formas de arte para criar um ambiente de despertar da consciência.
Crótalo Sésamo viveu em Damanhur por mais de 28 anos, como um pesquisador espiritual, terapeuta e construtor do Templo. Assumiu diversos papéis e responsabilidades, como Diretor do Centro de Damanhur em Turim, Diretor Executivo do Welcome Center de Damanhur e da Universidade Olami , além de embaixador.
Especialista na área de cura espiritual, civilizações antigas e pesquisa interna, ele ministra cursos de viagem astral, pesquisa de vidas passadas, harmonização interna e auto cura.
Em março de 2016 falou nas Nações Unidas para o dia internacional da Felicidade representando a Federação de Damanhur.