LET IT BEE – Eco FRIENDLY

23.08.2019 - 26.08.2019

Criação de abelhas nativas sem ferrão | Vida Comunitária | Jardins Agroflorestais

Estamos em um tempo de mudanças globais, e fica cada vez mais evidente como as nossas ações individuais e coletivas afetam o planeta como um todo. Em Inkiri Piracanga estamos dedicados à criação de uma cultura regenerativa, de maneira que as nossas ações estejam promovendo um impacto no sentido da potencialização da vida, incrementando a biodiversidade e a qualidade dos ecossistemas. Nesse sentido desenvolvemos soluções em saneamento ecológico, produção de alimentos, bioconstrução, gerenciamentos de resíduos e educação para sustentabilidade.

Nesse curso vamos conhecer profundamente de forma técnica e conceitual o universo fantástico das abelhas nativas sem ferrão, que possuem papel decisivo na produção de alimentos, por serem as principais polinizadores da maioria dos nossos alimentos, e portanto possuem papel fundamental na preservação de muitas espécies vegetais e animais na terra – inclusive nós, seres humanos. Elas são responsáveis pela polinização, e consequente formação de frutos e sementes, então a sua ameaça de extinção ameaça a regeneração e manutenção de florestas assim como as áreas produtivas.

Em Inkiri Piracanga estamos atentos ao sentido de comunidade que nos une entre nós e com os demais seres vivos com os quais compartilhamos o ambiente. A complexidade da vida social das abelhas e as suas estruturas de organização social representam uma inspiração para a nossa vida comunitária durante os dias de curso vamos apresentar também um pouco da complexidade e estrutura dessa comunidade – Inkiri Piracanga, que é uma grande referência em sustentabilidade para o mundo.

Esse curso une o estudo profundo sobre as abelhas e as formas produtivas e amigáveis de interação com esses seres de extrema sensibilidade e sabedoria, com uma vivência dentro de uma comunidade que promove a regeneração ambiental, relações sociais saudáveis e uma economia comunitária forte de forma bem prática.

Conteúdo do curso

  • Vida em comunidade e os padrões naturais de organização de seres vivos;
  • A humanidade como participante ativa na manifestação de sistemas regenerativos;
  • A importância das abelhas para a manutenção da vida e de sistemas abundantes;
  • Criação e Manejo de abelhas indígenas sem ferrão. A diversidade e riqueza nos sistemas tropicais;
  • As abelhas sociais e abelhas solitárias;
  • A Permacultura e os padrões da Natureza como inspiração a re-existencia;
  • Alimentação como forma de mudança de paradigmas;
  • Produtos Agroflorestais e Plantas alimentícias não convencionais;
  • Jardins Agroflorestais Melitófilos;
  • Design de sistemas alimentares integrados com a criação de abelhas;
  • Os produtos, riquezas e medicinas das abelhas.

 

Facilitadoras

 

Maíra Sagnori de Mattos é graduada em Ciências Biológicas na Universidade Federal do Rio de Janeiro, com atuação nas seguintes áreas: educação ambiental, agroecologia e permacultura. Possui experiência em implantação e manejos de agroecossistemas e recuperação de áreas degradadas. Antes de vir para Inkiri Piracanga, atuou em agricultura familiar, junto a cooperativas e associações de agricultores da região periurbana do Rio de Janeiro, e também em comunidade tradicional (caiçaras).

Atualmente, vive na ecovila de Piracanga, na Bahia, e trabalha na Escola da Natureza Inkiri, núcleo que desenvolve alternativas práticas em sustentabilidade e oferece cursos de permacultura e vivência em comunidade.

 

Marcia Peixoto é graduada em Ciências Biológicas pela UFRJ, Brasil e Pós graduada em Agroecologia pela UPO, Espanha. Atuou nas áreas de agroecologia, criação de abelhas, educação ambiental e alimentar, culinária e vida comunitária.
Desde 2012 vive em Comunidades intencionais e Ecovilas, e se inspira especialmente em Tamera, Portugal, uma comunidade e Centro de Pesquisa para a Paz comprometida com a criação e apoio de projetos engajados em promover uma mudança sistêmica e o desenvolvimento de comunidades baseadas na confiança, transparência e cooperação entre todos os seres.

Atualmente habita em Piracanga e se envolve com projetos de educação para a sustentabilidade, Meliponicultura e Agroecologia.