Inkiri é um lugar de realização de sonhos e colocá-los em prática tem tudo a ver com o nosso impacto socioambiental. Todas as nossas ações acontecem em mais de 25 projetos que compõem uma organização comunitária sem fins lucrativos chamada de Instituto Inkiri. Assim, os recursos movimentados aqui são reinvestidos em nossas atividades de transformação.

Tudo o que desenvolvemos busca o crescimento integral do ser humano a partir de uma visão ecológica e socialmente responsável.

Para nós, a espiritualidade e o autoconhecimento também estão intimamente ligados ao nosso impacto no mundo. Por isso, também sustentamos a Escola da Aura, uma das principais referências do mundo no ensino e propagação da técnica.

Responsabilidade

Temos também uma frente de atualização ecológica, formada pelos projetos da Natureza Inkiri. Eles são responsáveis pelo desenvolvimento de:

  • Sistemas de tratamento das águas
  • Construção e manutenção de banheiros secos, casas e estruturas bioconstruídas
  • Compostagem e manejo de resíduos
  • Plantio e jardinagem
  • Criação e preservação de agroflorestas
  • Produção de biodegradáveis (higiene e limpeza)
  • Cursos de formação de agentes de design ecológico

Sustentabilidade na prática

Para se ter ideia dos impactos positivos das nossas ações, em menos de uma década, recuperamos o equivalente a 100 campos de futebol de solo e mata, e plantamos mais de 40 espécies de árvores frutíferas.

Com os sistemas naturais de tratamento de água e banheiros secos, estimamos a preservação de 8 milhões de litros de água potável livres de contaminação no lençol freático. Ainda mantemos uma APP (Área de Preservação Permanente) de 90 hectares, com uma variedade enorme de plantas e animais silvestres.

Ações de Internalização de custos

Nós assumimos os custos do nosso impacto socioambiental. Veja algumas das nossas práticas que refletem isso:

  • Gestão de resíduos, que passa pela reutilização de materiais, encaminhamento para reciclagem e compostagem.
  • Transformação dos resíduos não-recicláveis em ecotijolos de garrafas PET, usados nas obras da bioconstrução.
  • Utilização de painéis de energia solar em todas casas de Inkiri Piracanga.

 

Educação inovadora de crianças e jovens

A Escola Inkiri é uma instituição de ensino parceira do Gaia Education e que busca expandir o acesso ao conhecimento aplicado e estudado por aqui. Em 2016, foi reconhecida pelo MEC (Ministério da Educação) em inovação e criatividade.

Seus educadores integram a formação Gaia Escola Inkiri, ao lado da Eco-habitare (do educador José Pacheco), e participam da articulação com o poder público na Península de Maraú para a formação de uma educação mais humana.

Serviço e Comunidade

Apoio e Orientação

Também apoiamos o desenvolvimento social de comunidades, como é o caso do Caubi, o povoado mais próximo de Inkiri. Esse trabalho inclui consultorias jurídicas e financeiras, apoio de comunicação para os projetos do povoado, estímulo ao consumo da produção local, entre outros.

Parcerias

Outra maneira de gerar impacto social regional direto é por meio dos convênios e parcerias com a administração pública – como a organização, fiscalização, acompanhamento e engajamento para a melhoria de estradas e da mobilidade na região da Península de Maraú (BA), da coleta de resíduos sólidos, segurança e preservação ambiental dessa localidade. O trabalho é feito pela proximidade e diálogo com os gestores públicos locais.