Cuidado com as Águas

Nós temos o cuidado com as águas como um pilar, para que todos que cheguem até o nosso espaço possam não só conhecer esse ciclo, mas também ver e vivenciar ele de maneira prática. E você pode ter essa experiência se vem para visitar, fazer algum curso ou morar por um tempo aqui.

Antes mesmo de chegar até o nosso espaço, o contato com esse ciclo já se inicia. Isso acontece quando você decide vir até aqui e toma ciência dos nossos acordos de permanência do espaço, onde um dos principais deles é o uso de produtos 100% biodegradáveis. Esse é o ponto inicial da sua entrada com consciência na experiência dos ciclo das águas, e por isso, talvez você tenha que reorganizar a mala, conferir o rótulo de alguns produtos ou simplesmente deixar um espaço vazio para adquirir os produtos quando chegar aqui. Para nós, o cuidado das águas está em nossas mãos, e nós prezamos por esse cuidado. 

Ao chegar em Inkiri Piracanga, você já estará fazendo parte de um grandioso ciclo de cuidado com as águas, desde o momento onde você escova os dentes, se banha no rio ou bebe um copo de água. Isso por que todos os nossos sistemas de saneamento são ecológicos, evitando a contaminação do nosso lençol freático, preservamos o rio e as suas margens com plantios para incremento da mata ciliar. Essa é a forma que escolhemos viver aqui e queremos compartilhar esse modo de vida e inspirar outras comunidades a fazerem o mesmo pelas suas águas.

 

Jardins Agroecológicos

Nosso papel ecológico como seres humanos pode ser definido como dispersores de sementes por esse planeta. Temos a possibilidade de deixar uma herança mais valiosa para as próximas gerações, como florestas de frutas, de medicinas, e de todos os recursos que precisamos para viver.

Em Inkiri Piracanga criamos jardins agroecológicos com uma grande biodiversidade e favorecendo especialmente as espécies nativas da Mata Atlântica e árvores frutíferas, a diversidade vegetal favorece por sua vez a fauna nativa e toda a comunidade.

As árvores de Piracanga são como parques de diversão para as crianças, que brincam e colhem frutos nas copas das árvores dessa floresta em desenvolvimento. É uma experiência de profunda conexão com a natureza, caminhar e provar frutos doces pelo caminho.

Então, além de termos um ambiente mais agradável pela presença das árvores e de colhermos a cada ano mais frutos dessa terra, estamos favorecendo processos ecológicos que levam ao estabelecimento dessa floresta a beira mar, pois as árvores também oferecem abrigo e alimentos para toda a diversidade de animais e fungos que compõem esse ambiente, trazendo beleza e resiliência para a região.

Gestão de Resíduos

No centro de coleta, recebemos a maior parte dos resíduos gerados na ecovila de Piracanga. Nesse espaço, separamos criteriosamente cada material que chega para darmos o melhor destino possível considerando como prioridade o reaproveitamento desses materiais dentro da comunidade. Quando não é possível, enviamos para reciclagem esse material. 

Temos em Piracanga uma loja de alimentos a granel que usa embalagens de papel para os alimentos, e adotamos muitas estratégias para evitar os materiais descartáveis nos eventos e espaços de alimentação que temos por aqui. Compostamos 100% dos nossos resíduos orgânicos, o que se torna possível o trabalho de reflorestamento que realizamos em Piracanga. 

Todas essas estratégias minimizam a nossa geração de resíduos como comunidade, mas, ainda assim, temos um grande volume de plástico para lidar. Adotamos a estratégia dos ecotijolos para transformar esse resíduo em recurso para as nossas construções. Aqui, muitas casas tem as paredes feitas com tijolos de PET preenchidas com plástico mole e outros resíduos não recicláveis.

Pensar Global, agir local

Trabalhamos  também com o lixo oceânico que chega na nossa praia, nos juntamos para coletá-lo como uma prática que faz parte da cultura de Piracanga: recolher um pouco de lixo todas as vezes que vamos à praia como um ato de amor e cuidado com o mar e a vida marinha.

Conservação e Regeneração de Ecossistemas

Estamos em uma região de Mata Atlântica, bioma que é considerado um “hotspost mundial” de biodiversidade: temos grandes áreas com muita riqueza, principalmente, em espécies endêmicas, que apresentam alto grau de ameaça. Essas áreas são, portanto, locais que necessitam de atenção especial, sendo consideradas prioritárias nos programas de conservação. 

Conservamos em nosso terreno cerca de 80 ht de mata preservada e sem intervenção humana, e mais cerca de 11 ht de áreas ocupadas  em que a presença da comunidade favorece os processos regenerativos, ao gerar adubos, plantar árvores e possuir sistemas de saneamento ecológico desenhados para também favorecer a produção de alimentos.

Energia Solar

A autorresponsabilidade é um dos principais valores cultivados em Inkiri Piracanga. É por isso que vivemos de maneira a fechar nossos próprios ciclos, causando menos impacto possível no planeta. 

Investimos em sistemas com placas solares, colaborando para o acesso universal, confiável, moderno a preços acessíveis a serviço de energia. Para preservar a energia damos preferência a dispositivos e equipamentos de baixo consumo e certificados com selo de eficiência energética e convidamos todos a deixar de lado aparelhos com resistência e, em geral, não temos geladeiras nas casas.

Em breve mais informações sobre outras Tecnologias Ambientais:

  • Saneamento Ecológico;