2019 vem aí! Para quê estamos neste mundo, neste momento?

2018 foi ano de intensos questionamentos. Ano de eleições no Brasil, ano de escolhas profundas para nós que optamos por viver nestes tempos da humanidade, em que o antigo já não serve mais e o novo ainda está em gestação.

Aqui em Inkiri Piracanga, nos concentramos em fazer aquilo que melhor sabemos: oferecer nossos dons e talentos para a criação de novas formas de viver, buscando construir relações mais harmônicas entre as pessoas e com a natureza.

  • Fortalecemos o Instituto Inkiri através de parcerias, ações de microcrédito e oferta de bolsas para a população local — revertendo boa parte do que é injetado em nossa economia local pelos visitantes para ações de impacto socioambiental.
  • Durante a greve dos caminhoneiros, fomos tocados pela importância de realmente focarmos no trabalho de sustentabilidade alimentar para nossa comunidade (se em sete anos conseguimos transformar partes do nosso solo arenoso em ricas agroflorestas, por que não sonhar com plantar tudo aquilo que comemos por aqui?).
  • Inspirados por temas da atualidade, criamos novos cursos e retiros no Centro Inkiri e estamos prontos para oferecê-los no ano que chega. 

Temos mais planos para o Centro Inkiri, aliás! Consolidado na área de autoconhecimento e desenvolvimento pessoal, estamos trabalhando agora para torná-lo conhecido do público como algo que ele já é na prática: também um centro de referência em Ecologia e Sustentabilidade.

Por tudo isso, é com cada vez mais disposição que dizemos: venha nos visitar em 2019. Inkiri Piracanga transformou nossas vidas e é por essa razão que estamos aqui hoje sustentando esse sonho, dia a dia, desafio a desafio — lembrando sempre de celebrar (muito!) as pequenas e grandes vitórias, nos preenchendo com a força e a coragem necessárias para continuar! Vivendo num mundo em desconstrução, sabemos que a missão não é fácil — deixar o mundo velho ir pode ser doloroso pois os sistemas político, econômico, educacional já não nos atendem mais, mas é a eles que muitos de nós estamos acostumados.

Em 2019, nosso convite é para que você ouse colocar em prática tudo aquilo que você já sabe sobre si e sobre o mundo novo que quer criar! Não é preciso “estar pronto”, não é preciso acabar com todos os nossos medos. Basta ter a coragem de seguir adiante! E se você sente que precisa de uma força, seguiremos aqui oferecendo nosso melhor para que você possa se inspirar e fazer as transformações que já está pedindo a si mesm@. 

Para quê estamos neste mundo, neste momento? Que no novo ano, você chegue cada vez mais perto da sua resposta.

Estes são nossos votos para 2019.

Transbordando coragem e dedicação,
o Amor em mim saúda o Amor em você! 

Comunidade Inkiri


CONHEÇA OS PROJETOS MENCIONADOS NO NOSSO VÍDEO DE ANO NOVO

No nosso vídeo especial de Ano Novo para 2019 (que você assistiu logo acima), mencionamos alguns dos vários projetos que são desenvolvidos aqui em Inkiri Piracanga, pela Comunidade Inkiri através do Instituto Inkiri. Saiba mais sobre eles e se inspire para seguir com esperança e atitude, para materializarmos tudo o que é necessário na construção de um mundo melhor. Feito por gente, por comunidades:

ESCOLA INKIRI
A Escola Inkiri valoriza as dimensões física, emocional, mental e espiritual de seus alunos e é reconhecida pelo MEC (Ministério da Educação) como uma das mais criativas e inovadoras do país. A escola utiliza o método de ensino por projetos, desenvolvida a partir de uma parceria inicial com o educador José Pacheco (idealizador da Escola da Ponte, de Portugal). Assim, as crianças têm a oportunidade de vivenciar o dia a dia de uma aprendizagem com significado, contribuindo para a construção de uma Nova Educação a partir da expressão natural dos seus dons e talentos.
Saiba mais sobre a Escola Inkiri clicando aqui.

CON-FIO
O projeto ConFIO promove o empoderamento e o apoio a mulheres na transformação e criação de suas realidades. Isso se dá por meio de encontros artísticos semanais para o desenvolvimento de produtos artesanais, que criam um espaço de acolhimento, escuta e partilha.

AGROFLORESTA
O projeto Ecologia Inkiri estimula o crescimento da biodiversidade, a produção de alimentos e a recuperação do solo de Inkiri Piracanga por meio do desenvolvimento de sistemas agroflorestais. As atividades viabilizam um total de 180 horas de trabalho para agricultores da região e são responsáveis pelo manejo de três hectares de terra. Dentre os impactos positivos gerados pelo projeto, também se destacam o fortalecimento de uma nova proposta de agricultura; a minimização dos efeitos do aquecimento global por meio do resgate de carbono, purificação do ar e compensação de atividades geradoras de CO2; o equilíbrio climático em escala local, com o aumento de incidência de chuvas, áreas sombreadas e colaboração para a proteção de reservas de água; o aproveitamento de resíduos e dejetos; e a promoção da saúde e educação junto aos moradores e visitantes.

DANÇAS CIRCULARES INKIRI
Com danças em roda, a Comunidade Inkiri expressa a união e o amor por todos os seres. Olhos nos olhos, mãos dadas, sorriso no rosto, coração aberto em sincronia com a coreografia. Os pés tocam o chão no ritmo da música. O trabalho com as danças em Inkiri Piracanga também envolve o estudo da história e da cultura dos diferentes povos que as criaram. No Centro Inkiri, os grupos de retiros e imersões são recebidos com Danças Circulares, assim como são agradecidos pela visita desta maneira, no momento da partida.
Saiba mais sobre as Danças Circulares Inkiri clicando aqui.

CSA MASSARANDUBA
Por meio do conceito de Comunidade que Sustenta a Agricultura (CSA), este projeto promove a integração entre a Comunidade Inkiri e 10 famílias de pequenos agricultores do Assentamento Massaranduba, sendo 9 delas conduzidas por mulheres. O CSA é uma prática de sucesso para o desenvolvimento agrário sustentável e o escoamento de produtos orgânicos de maneira direta ao consumidor, criando uma relação próxima entre quem produz e quem consome. Entre os impactos gerados pelo projeto, destacam-se a promoção da saúde e bem estar com o consumo de alimentos agroecológicos, tanto para os agricultores quanto para os consumidores; o desenvolvimento de estruturas econômicas colaborativas, diminuindo o custo de produção e de perdas do agricultor, com o aumento da renda familiar em 30%, em média; e a recuperação do solo e o crescimento da biodiversidade, por meio do manejo agroflorestal.

UNIVERSIDADE VIVA INKIRI
A Uni, como chamamos por aqui, é ideal para jovens de 18 a 28 anos que querem mudar o mundo começando por si mesmos. O programa de imersão tem duração de três semanas a três meses, e é dividido em três etapas que ajudam o jovem a encontrar, expressar e manifestar sua verdade para, depois, retornar ao mundo com o empoderamento necessário para materializar os seus sonhos.
Saiba mais sobre a Universidade Viva Inkiri clicando aqui

PLANTE! INKIRI
A Plante! Inkiri nasceu da necessidade de cuidar das águas de Piracanga. Tanto as internas, que representam as emoções humanas, quanto as externas, que trazem a possibilidade da vida e estão disponíveis, no caso específico daqui, limpas e próprias para consumo em um lençol freático raso, que chega a apenas dois metros de profundidade em alguns pontos. Portanto, de fácil contaminação. Por isso, além de uma marca de produtos próprios de higiene e limpeza, a Plante! Inkiri envolve a todos no respeito de um dos acordos mais sérios daqui, o de só usarmos produtos biodegradáveis, ao ofertar opções exclusivamente desta natureza.
Saiba mais sobre a Plante! Inkiri clicando aqui.

RETIROS NO CENTRO INKIRI
Localizado na península de Maraú, na Bahia, o Centro Inkiri Piracanga reúne e manifesta os dons e talentos a serviço do Sonho e do Instituto Inkiri. Trata-se de um centro de trabalhos de autoconhecimento, sustentabilidade e cuidado com a natureza. É o espaço que recebe pessoas de todo o mundo para cursos, retiros e programas de residência e é, também, a vitrine ou a porta de entrada para se experimentar novas formas de viver a vida. É onde o visitante tem o primeiro contato com tudo o que é feito em Inkiri Piracanga, o lugar ideal para quem está em busca de experiências de autotransformação e despertar da consciência.
Saiba mais e confira a agenda dos próximos Cursos e Retiros no Centro Inkiri Piracanga clicando aqui.

MÚSICA INKIRI
A Música Inkiri tem a missão de sustentar a alta vibração energética por meio do som e da música, propagando o amor e a luz, de modo a inspirar pessoas a viverem seus sonhos em paz. A música está presente em diversas ações e atividades de Inkiri Piracanga, além de aulas e participações em cursos e vivências.
Saiba mais sobre a Música Inkiri clicando aqui.

ALIMENTAÇÃO INKIRI 
A Alimentação Inkiri é composta por três frentes principais – o Restaurante Inkiri, o café e lanchonete Lotus Inkiri e o empório Frutos da Terra. Esses projetos lidam não só com alimentação vegana e consciente, oferecida aos visitantes de Inkiri Piracanga, como são o elo entre as pessoas, a natureza e o ciclo da sustentabilidade local, junto com o sistema agroflorestal, as feiras e apoio aos produtores orgânicos da região.
Saiba mais sobre a Alimentação Inkiri clicando aqui.

ESCOLA DA AURA
A Escola da Aura é a base de sustentação de todo o trabalho de autoconhecimento de Inkiri Piracanga. Ela tem a missão de disseminar a ferramenta de Leitura da Aura com o propósito de auxiliar no despertar da consciência e evolução da humanidade.
Saiba mais sobre a Escola da Aura clicando aqui.

NATUREZA DE PIRACANGA
A região de Piracanga possui a dádiva de um lençol freático de água muito pura, que pode ser consumida diretamente na maioria das torneiras. Essa água e todo o restante da natureza ao seu redor são protegidas e honradas com muito respeito e cuidado. Elas exigem autorresponsabilidade. E é por isso que temos um projeto responsável pela gestão ambiental do Centro Inkiri Piracanga. O Natureza Inkiri vai desde os sistemas de tratamento das águas, compostagem, plantios, banheiros secos, jardinagem, agrofloresta, manejo de resíduos, bioconstrução, e produção de produtos de higiene e limpeza biodegradáveis, até cursos ministrados em todas essas áreas.
Saiba mais sobre a natureza de Piracanga e o projeto Ecologia Inkiri clicando aqui.

OUTROS PROJETOS
Saiba mais sobre o Instituto Inkiri clicando aqui

Similar