Na Floresta de Projetos, cada projeto é uma árvore e as pessoas são raízes, troncos, galhos, folhas e flores

 

Por Diego Wawrzeniak*

A Natureza é algo realmente extraordinário. Está em pleno funcionamento há milhões de anos, possibilita às mais diversas formas de vida se manifestarem, sobreviveu a diversos congelamentos e superaquecimentos do planeta, e agora está lidando com a ação do homem e, bem ou mal, vai sobreviver a isso também. Muitos são os sinais que indicam que, em algum momento, a espécie humana não vai sobreviver a si mesma, mas a natureza vai continuar aí.

Olhando para tudo isso, convivendo e aprendendo tão de perto com a Natureza que nos acolhe em todos os sentidos aqui em Inkiri Piracanga, nos pareceu fazer todo o sentido buscar que a nossa economia local fosse inspirada na Natureza. Afinal, resiliência, equilíbrio, capacidade de adaptação às mudanças, diversidade e abundância parecem ser valores muito alinhados com o que buscamos viver aqui na prática.

Assim, criamos o nosso sistema econômico comunitário, chamado Floresta de Projetos, onde cada um dos nossos Projetos Comunitários é visto como uma árvore dentro do ecossistema que é nossa economia local.

Como em uma floresta de verdade, quanto maior a biodiversidade, mais rica e próspera é nossa economia local. Criando um ambiente onde novas árvores podem desenvolver-se facilmente com o apoio dos nutrientes gerados pelas outras árvores da Floresta.

Ao final de 2017, tínhamos 16* lindos projetos em nossa Floresta, variando desde “árvores grandes” – que são projetos maduros e já muito bem enraizados – até pequenas “mudas”, que são projetos recém-criados que ainda precisam de cuidado e apoio para poderem se desenvolver.

E assim como uma árvore, vemos que um projeto não deve nem crescer e nem durar para sempre. Ao invés disso, é muito mais importante considerar o equilíbrio e as necessidades de todo o restante do ecossistema.

Às vezes um projeto realmente cumpriu seu ciclo e deve terminar, liberando energia para novas árvores que estão crescendo. Em outras, o projeto pode crescer e tornar-se uma árvore maravilhosa que gera muitos nutrientes para o solo de nossa economia local, fortalecendo os demais projetos.

Pessoas na Floresta

Encontro com os participantes dos projetos de Inkiri Piracanga para atualização sobre informações gerais

 

Se nossa economia local é composta de projetos, estes, por sua vez, são compostos por pessoas. E se cada projeto é uma árvore, cada pessoa que participa que participa de um deles corresponde a uma parte desta árvore:

  • Raiz,
  • Tronco,
  • Galho,
  • Folha,
  • Flor.

Assim, fica muito claro como cada pessoa tem uma responsabilidade diferente dentro do projeto, mas que todas são igualmente importantes para o todo poder funcionar de maneira harmônica. Afinal, uma árvore saudável em algum momento sempre desenvolve todas essas partes.

A Raiz de um projeto é a pessoa referência de liderança. E liderança aqui em Inkiri, por si só já tem um significado bem diferente do que a maior parte das pessoas está acostumada. Para nós, o líder está na base, mandando energia, nutrindo e apoiando todo o resto do sistema para que cada pessoa possa brilhar e se realizar naquilo que está fazendo.

Troncos são pessoas diretamente conectadas com a Raiz, no sentido de que sustentam uma área específica do projeto. Os Galhos sustentam atividades mais pontuais; as Folhas, tarefas que demandam um pouco menos de envolvimento, mas que são igualmente importantes para o todo funcionar. E, por fim, as Flores são pessoas que realizam contribuições por pouco tempo, mas que permitem ao projeto desabrochar.

Na Natureza, uma árvore atravessa diferentes ciclos, chegando a ficar sem nenhuma folha no outono e com muitas Flores na primavera. Na nossa economia local é a mesma coisa, mas cada projeto tem o seu ciclo. Em alguns momentos um projeto pode precisar de menos energia para poder se manifestar, o que implica em menos pessoas fazendo parte dele. Enquanto em outros momentos o projeto demanda mais energia, criando novos ramos.

*Projetos inkiri no fim de 2017: CENTRO INKIRI, RESTAURANTE, ESCOLA DA AURA, ECOLOGIA, UNIVERSIDADE, ESCOLA INKIRI, AÇAÍ DO MAR, PLANTE!, FRUTOS DA TERRA, ATELIÊ INKIRI, TRANSPORTES, CIRCO VAGALUME, MÚSICA INKIRI, COMUNICAÇÃO, CASA INKIRI E BIOCONSTRUÇÃO INKIRI

4 comments to “Floresta de Projetos: a Natureza como exemplo de criação

  1. Informações de qualidade nesse site. Parabéns. Olha que procurei em muitos site e só aqui o conteúdo me agradou. Abraço e sucesso

  2. Gratidão pelo seu comentário! Continue acompanhando nossos posts e reportagens! Buscamos sempre propagar o que temos feito por aqui!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.